No Planeta Terra, dois terços da superfície, ou 71% é coberto por água. De toda a água existente na Terra, apenas 2,5% é doce, sendo que 70% estão nas geleiras polares assim restando 0,75% para dividir entre 6 bilhões de humanos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, no último meio século, a disponibilidade de água por ser humano diminuiu 60%, enquanto que a população aumentou 50%. No Brasil 58% dos municípios não tem água tratada. Cada pessoa vive bem usando cerca de 40 litros diários de água. Só no Brasil a cota média utilizada é de 200 litros diários. O destino da água em casa (200 litros diários): 33% descarga de banheiro; 27% consumo (cozinhar, beber água); 25% higiene (banho, escovar os dentes); 12% lavagem de roupa; 3% outros (lavagem de carro). O que mostra que, quanto mais rico em água é um país, maior é a falta de consciência de que este recurso pode um dia estar escasso.
Teoricamente, o Brasil não deveria se preocupar com a falta de água. O problema é a má distribuição geográfica. Infelizmente, 78% da água do país se concentra na região norte, a mais desabitada. Não há como sair dessa situação, a não ser a conscientização de poupar hoje para não faltar depois.
Desde que a vida surgiu na Terra, há pouco mais de 3,5 bilhões de anos, a água foi fundamental como base da alimentação dos organismos e como meio de desenvolvimento de plantas e animais. A água é tão bem aproveitada que, ao longo de milhões de anos, o mesmo estoque original em movimento alimenta rios, lagos e aqüíferos ou reservatórios subterrâneos no chamado ciclo hidrológico.
Ciclo Hidrológico é o movimento da água entre os continentes, oceanos e a atmosfera. Na atmosfera, o vapor da água em forma de nuvens pode ser transformado em chuva, neve ou granizo, dependendo das condições do clima. Essa transformação provoca o que se chama de precipitação. Pode definir-se ciclo hidrológico como a seqüência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa àquele, nas fases líquida e sólida. A transferência de água da superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).
A energia solar é a fonte da energia térmica necessária para a passagem da água das fases líquida e sólida para a fase do vapor; é também a origem das circulações atmosféricas que transportam vapor de água e deslocam as nuvens.
A precipitação ocorre sobre a superfície do planeta, tanto nos continentes como nos oceanos. Nos continentes, uma parte das precipitações é devolvida para a atmosfera, graças à evaporação, outra parte acaba desaguando nos oceanos depois de percorrer os caminhos recortados pelos rios.
Os oceanos portanto recebem água de duas fontes: das precipitações e do desaguamento dos rios, e perdem pela evaporação. Na atmosfera, o excesso de vapor sobre os oceanos é transportada para os continentes, em sentido inverso ao desaguamento.
A precipitação é alta na zona equatorial, especialmente sobre as florestas tropicais e no Oceano Pacífico. Nas regiões sob a influência das altas subtropicais, a precipitação é baixa; já na zona temperada, existem regiões de precipitação relativamente alta, onde predominam os sistemas frontais. Na zona polar, as precipitações são baixas.
A evaporação é alta nos oceanos que estão sob a influência das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, a evaporação máxima ocorre na zona equatorial. Lembramos que, na contabilidade global, chove mais nos continentes que nos oceanos, e os oceanos evaporam mais que os continentes. Nos continentes, os locais onde a precipitação é abundante possuem florestas e onde há escassez de precipitação, estão os desertos. Explorar a relação entre as características climáticas, tais como precipitação, temperatura e altitude, com os tipos de vegetação, faz parte da Biogeografia.
As fontes de vapor são as regiões que "exportam" vapor; os sumidouros, que "importam". Podemos notar que: as principais fontes de vapor estão localizados nos oceanos subtropicais; os sumidouros de vapor estão na zona equatorial e em regiões da zona temperada; o transporte de vapor ocorre das fontes para os sumidouros. Quando certa quantidade de vapor é submetida a baixas temperaturas ela passa para a forma líquida, assim é que nascem as nuvens. As gotículas de água formam-se quando o vapor condensa sobre a superfície de partículas muito pequenas, chamadas de núcleos de condensação. Após um certo tempo as gotículas tornam-se grandes, formando uma gotícula de nuvem.
Coalescência - as gotículas maiores, tendo maior velocidade de queda em relação às outras, colidem com as menores que estão em seu caminho. Em linguagem informal, as gotículas maiores "atropelam" as menores, ocorrendo o que se pode chamar de coalescência. As gotículas de nuvem, através do processo de colisão e coalescência, crescem até atingir o tamanho de gotas. Ao deixar a base da nuvem, essas gotas são chamadas de gotas de chuva e iniciam sua queda em direção à superfície.
Mas para que o ciclo hidrológico não se altere, é preciso preservar as florestas, nas quais os mananciais ficam protegidos, e os oceanos, de onde evapora boa parte da água que abastece, mais tarde, rios, lagos, e mananciais. Com isto, gera um grande problema, o homem gasta à toa, suja, envenena e não preserva os ecossistemas que poderiam alimentar os organismos aquáticos. Se continuar assim, vai ter de disputar as últimas gotas a peso de ouro.
Ambiente Brasil.
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/ciclo_hidrologico.html
Sites relacionados:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/doce/index.html&conteudo=./agua/doce/artigos/poluicao_agua.html
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/balneabilidade_e_riscos_Ã

Participe do nosso forum e dê a sua colaboração com a nossa discussão sobre o Ciclo Hidrológico clicando na figura ao lado.
Após ver o vídeo, ler o texto acima e analisar os sites relacionados, responda as questões a seguir:
1 – Com quantos litros de água um ser humano pode viver bem?
2 – Defina Ciclo Hidrológico.
3 – A água sofre várias transformações em seu Ciclo Hidrológico. De onde ela recebe energia para estas transformações?
4 – Para o texto, o que significa precipitação?
5 – Construa um esquema do ciclo da água, indicando as mudanças de estado físico e o trajeto que ela faz.
6 – Quais são os principais tipos de resíduos que poluem a água? Explique.
7 – De que forma a agropecuária e as fábricas poluem as águas?
8 – Quando o texto fala sobre balneabilidade das águas, o que ele quer dizer? E de que forma ela poderia afetar sua saúde?
9 – (Enem, 2009 – questão da prova anulada) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do Sol e dos arredores. Quando calor suficiente já foi absorvido, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
A transformação mencionada no texto é a:
(A) Fusão
(B) Liquefação
(C) Evaporação
(D) Solidificação
(E) Condensação
Gostei muito da maneira simples e didática como foi apresentado o ciclo da água pelo vídeo da turmas da Clarinha. Não dá para deixar o problema da escassez de água para depois! Temos que nos conscientizar que a água é um bem finito e que sem ela não poderemos sobreviver! Não vamos desperdiçar água!
ResponderExcluirLívia Lima
1) Na cerca de 40 litros diarios de água.
ResponderExcluir2) Pode definir-se ciclo hidrológico como a sequência fechada de fenômenos pelo quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa á quele, nas fases liquida e sólida.
3) Da energia solar.
4) A transformação de chuva, neve ou granizo dependendo do clima.
5)
6) Intulho, gasolina, petroleo e etc.
7) Desmatamento e produto quimico.
8) É a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas, ou seja, é a qualidade das águas destinadas á recreação de contato primário.
9) Evaporação.
ciclo hidográfico
ResponderExcluirresposta:
1-40 litros diarea de água.
2-define-se como a sequencia fechada de fenômeno pela quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa nas fases liquída e sólida.
3-do sol.
4-fenômeno meteorológico.
5- com a transpiração atraveis das plantas forma a evaporização e transforma em condesação que forma as núvens que vai para precipitação da chuva.
6-os organicos e os inorganico
os residos organicos normalmente têm origem animal ou vegetal e provem dos esgotos domesticos e de diversos processos industriais ou agropecuarios.
inorganico vem de indútrias principalmente os químicos e os petroquimicos.e não podem ser decompostos naturalmente.
7-despejando residos quimicos nos rios e mares.
8-com a água poluida pode trazer males a nossa saúde.
9-evaporção.
ResponderExcluir1- Com 40 litros de água.
ResponderExcluir2- Podemos definir o ciclo hidrológico como a sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, sob forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação ( passagem direta da água da fase sólida para a gasosa ).
3- Energia solar.
4- A umidade atmosférica e cair como chuva ou neve.
5- Vou levar na próxima aula, desenhado. Não conseguir postar.
6- As águas são poluídas, basicamente, por dois tipos de resíduos: os orgânicos, formados por cadeias de carbono ligadas a moléculas de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, e os inorgânicos, que têm composições diferentes. Os resíduos orgânicos normalmente têm origem animal ou vegetal e provêm dos esgotos domésticos e de diversos processos industriais ou agropecuários. São biodegradáveis, ou seja, são destruídos naturalmente por microorganismos. Entretanto, esse processo de destruição acaba consumindo a maior parte do oxigênio dissolvido na água, o que pode compreender a sobrevivência de organismos aquáticos. Já os resíduos inorgânicos vêm de indústrias - principalmente as químicas e petroquímicas - e não podem ser decompostos naturalmente. Entre os mais comuns estão chumbo, câdmio e mercúrio. Conforme sua composição e concentração, os poluentes hídricos têm a capacidade de intoxicar e matar microorganismos, plantas e animais aquáticos, tornando a água imprópria para o consumo ou para o banho.
7- O lançamento de resíduos industriais nas águas e nos solos constitui um sério problema ecológico.Substâncias poluentes como detergente, ácido sufúrico e amônia envenenam os rios onde são lançados,causando a morte de várias espécies da comunidade aquática.O desenvolvimento da agricultura também tem contribuído para a poluição do solo e das águas.
8- É a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água ( natação, mergulho, esqui aquático... ) em que a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água elevada.
Cuidados que devem ser tomados:
- Não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como impróprias.
- Evitar o uso das praias que recebem corpo d’água cuja qualidade é desconhecida, após a ocorrência de chuva de maior intensidade.
9- (C)
Parabéns Ana Cibele, seu Blog está com conteúdo pertinente, interessante e com o layout legal.
ResponderExcluirBjkss,
Consuêlo ;)